sexta-feira, 7 de junho de 2013

Alimentação e Sustentabilidade



Supervisão Geral de Abastecimento promove palestra na Virada Sustentável, dia 8, no Mercado Paulistano



O tema Alimentação & Sustentabilidade” faz parte da programação da terceira edição da Virada Sustentável, que acontece em São Paulo, de 6 a 9 de junho. O evento acontece no Mercado Municipal Paulistano e em mais 150 espaços da cidade, com mais de 600 atrações.

A apresentação será feita pela engenheira agrônoma Tatiane Soares de Oliveira, no sábado, das 15h às 16h30.

Incluir a Supervisão Geral de Abastecimento em eventos que mobilizam a sociedade, é uma oportunidade de apresentar as ações e projetos que estão sendo implantados, pela atual gestão, visando a Segurança Alimentar e Nutricional da população da nossa cidade.



Confira a programação completa do Mercado Municipal

Sábado 8/6

Palestra: Proteína: você precisa de carne? *

Dr. Eric Slywitch

Local: Mercado Gourmet - 9:00 às 10:00h

Ferro e alimentação: tudo o que você precisa saber! *

Dr. Eric Slywitch

Local: Mercado Gourmet - 10:10 às 11:10h

Música: Embatucadores - Orquestra Sustentável

Performances musicais com materiais reutilizados como cabos de vassoura, baldes, colheres, lápis, garrafas e tambores. Grupo formado por oito adolescentes, um sanfoneiro e o professor orientador do projeto na Escola Estadual Professor Flamínio Fávero (ZN)

Local: Salão de Eventos - 11h30 às 12h

Oficina: Jardim Aromático Vertical - 5 Elementos *

Ideais para o cultivo de temperos e hortaliças. Existem vários modelos para realizar o Jardim Vertical, desde hortas verticais com garrafas PET até hortas em calhas e suportes de madeira. É uma tecnologia ideal para trabalhar com a melhor idade e em ambientes concretados.

Local: Mercado Gourmet - das 13h30 às 14h30





Palestra: Alimentação & Sustentabilidade *

Engª Tatiane Soares de Oliveira

Local: Mercado Gourmet - 15:00 às 16:30h

Desfile ecológico - Brasil: a bola da vez

Ao som de casal de DJ´s Unidos (deficientes visuais)

Local: Corredor principal, entre as Ruas I e J - 14:30 às 15:00h



Domingo 9/6

Palestra: Valorização do ingrediente brasileiro *

Claudia Mattos - Chef de Biogastronomia

Local: Mercado Gourmet 9h às 10h

Workshop
Desperdício zero: a mágica do total aproveitamento de alimentos – Gastromotiva *

O workshop ensinará aos participantes o aproveitamento total da banana em duas receitas diferentes. Com a polpa será feito nhoque de banana verde com molho ao sugo e carne louca que, ao invés de usar carne, utilizará a casca da banana.

Local: Mercado Gourmet - 10h15 às 11h15

Harpa Sustentável

Local: Salão de Eventos - 11:30 às 12:00h



Oficina: Minhocas recicladoras

Atividade destinada a crianças, desenvolvida. Instituto 5 Elementos

Local: 13:45 às 15:00h

Salão de Eventos - Sábado (8) e Domingo (9) das 9h às 17h

Exposição: Rio Tietê: quem te viu, Quem TV!

Feira de Produtos Orgânicos



* Vagas limitadas – As inscrições devem ser feitas através do e-mail mercadopaulistano@viradasustentavel.com (Número limitado de participantes. A confirmação da vaga será confirmada por e-mail)





Sobre a Virada Sustentável



A proposta é ser um evento que contribui para ampliar a informação sobre sustentabilidade a partir de uma abordagem positiva para a população. Com a virtude de ser uma mobilização espontânea da sociedade, da qual as pessoas participam porque querem e de diversas formas, a Virada Sustentável cria, sobretudo durante os dias em que é realizada, uma oportunidade para cidadãos se informarem e se engajarem sobre o tema sustentabilidade.

O evento teve sua primeira edição em 2011, quando reuniu mais de 500 mil pessoas em 482 atrações distribuídas em 78 espaços. No segundo ano, mais distribuída por São Paulo, com ações e atrações em todas as regiões da cidade, a Virada se democratizou. Reuniu em torno de 740 mil pessoas em 612 atividades gratuitas localizadas em 149 locais.



Endereço: Rua da Cantareira, 306 – Centro.

Confira a programação completa da Virada Sustentável 2013 em: http://goo.gl/pIUwZA Supervisão Geral de Abastecimento, em sua nova gestão, será o órgão responsável, além das atribuições existentes, pela implementação de ações e programas que concretizem, na cidade de São Paulo, o Direito Humano à Alimentação Adequada e Saudável (DHAA) inserido no Artigo 60 da Constituição Federal.

Para implantação da política de segurança alimentar e nutricional, nosso primeiro passo está sendo fortalecer o Comusan – Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional que, dada à mobilização da sociedade civil organizada, órgãos públicos e privados, além de Instituições Educacionais e de Pesquisa que partilham do mesmo objetivo, contribuirá na elaboração das políticas públicas e ações de segurança alimentar e nutricional.

As ações são fundamentais para a concretização do direito humano à alimentação adequada. Para tanto, estamos descentralizando o Banco de Alimentos. Hoje, apenas uma unidade situada no bairro de Vila Maria, atende todas as instituições cadastradas da cidade de São Paulo. Já iniciamos o processo e serão criadas unidades que contemplem as quatro zonas da cidade em suas demandas junto às famílias em situação de vulnerabilidade social.

Outro foco prioritário é a reestruturação do Setor de Agricultura, que irá, além da assistência técnica, oferecer subsídio para estimular os agricultores ao associativismo e o cooperativismo, garantindo a promoção da agricultura familiar e sustentável. Assim, valorizar as áreas produtivas da nossa cidade com respeito ao agroecossistema e apoio aos processos produtivos específicos dessas comunidades.

Na área da Segurança Alimentar e Nutricional iremos introduzir espaços educacionais de hábitos alimentares saudáveis, como o projeto Cozinhas Comunitárias, além de readequar o uso dos Mercados Municipais para oferecer atividades culturais e projetos na área da Segurança Alimentar e Nutricional.

Visando o engajamento coletivo para o cumprimento das metas, desenvolveremos ações integradas com várias secretarias, entre elas as da Educação, Assistência Social, Verde e Meio Ambiente, Direitos Humanos e Cidadania, algumas já iniciadas. Tais ações permitirão criar estratégias de participação ativa da população na disseminação do uso saudável da alimentação, promovendo práticas conscientes de consumo alimentar.

Enfim, a Segurança Alimentar e Nutricional deve permear a vida humana, independentemente da classe social que está inserida.

Nenhum comentário: