terça-feira, 7 de janeiro de 2025

Largo do Mercado Municipal de Salesópolis de cara nova

 

Mercado Municipal de Salesópolis; (Fonte: Divulgação)


Obra do Governo no valor de R$1,8 milhão incentiva Turismo local

 

 A Estância Turística de Salesópolis, distante 103 km da Capital, inaugura em 22 de dezembro de 2024, obra realizada com recursos do Departamento de Apoio ao Desenvolvimento dos Municípios Turísticos – DADETUR, da Secretaria de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo (SETUR – SP), no valor total de R$ 1.834.657,03, envolvendo a Revitalização do Largo do Mercado Municipal e Adequações da Área de Convivência.

 

Este convênio do município com o Estado abrange a execução de serviços no Largo do Mercado Municipal e entorno, compreendendo a reforma geral dos sanitários, revitalização da área de convivência, revitalização dos pavimentos das vias públicas e calçadas, drenagem pluvial, iluminação ornamental externa, sinalização viária, mobiliário urbano, arcos metálicos decorativos, portais artísticos, paisagismo e acessibilidade. 

 

Salesópolis é um destino muito conhecido porque é berço da nascente do rio mais importante para a história paulista, o Tietê. Para os turistas que visitam o Parque Nascentes do Tietê, 17 km do centro da cidade, no bairro da Pedra Rajada, há atividades oferecidas como as caminhadas por trilhas e fontes, além de ser possível encontrar no caminho torneiras com água limpinha do rio para beber. Mas Salesópolis não tem apenas a nascente do Tietê como atrativo, uma vez que a natureza a brindou com belas cachoeiras como a do Ponto, a da Porteira Preta e a do Tobogã.

 

“Bom saber que o Parque Nascentes do Tietê possui 1,34 milhão m² de preservação, com destaque para a nascente do rio, que é um marco histórico do Estado, sendo celebrado anualmente em 22 de setembro o Dia do Rio Tietê. Entre as atrações está o Parque do Pinheirinho, também conhecido como “Prainha”, localizado na Estrada da Aparecida, distante sete quilômetros do município, com uma área de 300 hectares onde há florestas naturais e reflorestamento de pinheiros do tipo “Pinus araucária”, “Pinus elliottii” e eucaliptos”, revela Roberto de Lucena, Secretário de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo. 

 

Em tempo: o nome Salesópolis é uma palavra composta que significa “Cidade de Sales”, como homenagem ao Presidente da República Campos Sales, quando de sua visita à cidade, em 1905, e foi então mudado para a atual denominação (antes chamava-se São José do Paraitinga).

Nenhum comentário: